Galeria
Lista
Mostrando 12 Produtos em 1 páginas
Mostrando 12 Produtos em 1 páginas

MEGÔMETRO

 
O megômetro é um instrumento que gera e aplica uma tensão para medir a resistência de isolamento em motores elétricos e transformadores. Com ele é possível detectar fuga de corrente elétrica entre pontos de isolamento, auxiliando, principalmente eletricistas prediais, a encontrar fiações ou cabos com baixa isolação em instalações elétricas. A sua utilização é bastante importante para evitar curto-circuitos, incêndios e permite acompanhar o nível de deterioração dos materiais.
Este aparelho geralmente é utilizado em oficinas de rebobinagem de motores elétricos e por profissionais especializados em manutenção elétrica, e deve ser usado por quem tem conhecimento sobre esse tipo de medição.
Existem dois modelos de megômetro, os analógicos que seus marcadores são no estilo relógio e funcionam por manivela, e os digitais que possuem um display digital e é acionado por botões, e os resultados gerados são em ohm, unidade de medida da resistência elétrica.
Alguns fatores podem afetar a medição da resistência de isolação, tais como a temperatura, umidade, estado da superfície, carga residual no enrolamento, magnitude da tensão contínua de ensaio, duração da aplicação da tensão contínua de ensaio.
 

Como utilizar o megômetro?

 
1- Antes de realizar a medição, é essencial que a alimentação dos fios ou circuitos e dos motores esteja desligada, garantindo assim a segurança do operador e a qualidade do aparelho.
2- Conecte a peça metálicas onde se liga o componente elétrico do megômetro, chamada de borner, ao quadro elétrico ou ao fio terra do sistema elétrico. Para testar a resistência em motores, o cabo deverá ser ligado à estrutura de metal deste.
3- Conecte o outro borner à extremidade do fio cobre ou terminais sem revestimento.
4- Após as pontas estarem conectadas, ligue o megômetro e aguarde alguns segundos para que gere a alta tensão.
5- Faça a análise da resistência de isolamento. Caso os valores apontados forem menores que 1,5 megaohms, indica algum problema nos fios ou no motor. Caso o valor seja maior que 999 megaohms, indica que a resistência de isolamento está em perfeitas condições.
 
Alguns cuidados são necessários para utilizar o megômetro, como o uso de luvas isoladoras e evite segurar o aparelho com as mãos para minimizar os efeitos da exposição.
Agora que conhece um pouco mais sobre essa ferramenta, confira aqui no nosso site os megômetros de marcas como Fluke, Megabras, Minipa, e escolha o que melhor lhe atende.

Receba nossas novidades

Receba todas as novidades da cofermeta no seu e-mail.

ATENÇÃO

PESSOA JURÍDICA

POSSUI CNPJ?

TEMOS CONDIÇÕES ESPECIAIS

PARA SUA EMPRESA.

Detalhes do produto


    Produto adicionado com sucesso Estoque insuficiente

    Precisa de ajuda ?

    Clique aqui
    x Segunda a Sexta: 08h às 18h